domingo, 29 de julho de 2007

ARTE E FILOSOFIA

Do ponto de vista, podemos falar em dois grandes momentos de teorização da arte. No primeiro a Filosofia trata as artes do ponto de vista da poética; segundo do ponto de vista da estética.
A arte poética estuda as obras de arte como fabricação de seres, ações e gestos artificiais, isto é produzidos pelos artistas. A obra é pensada do ponto de vista de sua conformidade a normas, regras e procedimentos de construção.
A estética se ocupa preferencialmente com a expressão da sensibilidade e da fantasia do artista e com o sentimento produzido pela obra sobre o espectador.
O artista verdadeiro não é aquele que segue regras fixadas pela tradição, nem aquele que traduz em palavras, cores, formas, gestos, movimentos já existentes na natureza, mas aquele que é capaz de uma criação inédita ou original.
A obra de arte, em sua particularidade e singularidade, oferece algo universal: a beleza, sem necessidade de demonstração, provas e conceitos. É algo comunicável, só existe para comunicar-se, oferecendo-se à sensibilidade dos receptores. A experiência estética, tanto do lado do artista, como do lado do público é comunicável e partilhável.

2 comentários:

delto disse...

você é da minha querida Pedralva? Eu sou o Del P. Coelho; algumas vezes, escrevo no; O Centenário...

The Rattus BLog_ disse...

Legal , pois ajudou me em um trabalho escolar que eu precisei de
executar.. Graças ao seu blog ..
consegui o conteudo necessario; xD