domingo, 29 de julho de 2007

COMO A ARTE EDUCA

"É preciso compreender que a evolução estética não se refere apenas e necessariamente à arte, refere-se também à integração mais intensa e profunda do pensamento, do sentimento e da percepção. Pode , assim, suscitar maior sensibilidade em face da educação." (Lowenfeld e Brittain).

Ao se falar em educação tá sempre implícita uma determinada teoria do conhecimento, isto é, uma teoria que fundamenta e explica a maneira e o processo pelos quais o homem vem a conhecer o mundo. O como o homem conhece, o como ele encontra um sentido para sua vida no mundo, passa a ser a pedra angular de qualquer processo educativo. Se educar é levar a conhecer, é necessário que se defina então como se dá o ato de conhecimento, para que a educação se fundamente nesse processo.
É preciso que se compreenda o processo linguístico para que se entenda o que significa conhecer. O sentido da linguagem no mundo humano deve ser elucidado, a fim de que se possa perceber os mecanismos de significação de que se vale o homem. Não há conhecimento sem símbolos. O esforço humano para compreender é o esforço para encontrar símbolos que representem e signifiquem o objeto conhecido.
O conhecimento do mundo advém, dessa forma, de um processo onde o sentir e o simbolizar se articulam e se completam.
A questão da educação gira sempre em torno da criação e da criatividade: ao aprender, estamos criando um esquema de significados que permite interpretar nossa situação e desenvolver nossa ação numa certa direção.
Na afirmação de Herbert Read: "A diferença entre o ideal de cidadania em uma democracia livre e o ideal de serviço num estado totalitário é tão absoluto que desde a infância até a idade adulta implica uma completa divergência em objetivos e métodos educativos."
Assim, queremos crer que esta preocupação com a linguagem possa permitir o acesso às nossas reflexões ao maior número possível de pessoas, que se interessem pela arte e pela educação.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de parabenizá-la pelo conteúdo do Blog. Acho que falta essa consciência sobre arte-educação nas pessoas, o que torna cada vez mais difícil o trabalho do artista em si e o do educador. Sou aluno do Prof. Dr. João Francisco Duarte Jr. e sei que seu trabalho tem um poder reflexivo imenso na vida das pessoas. Parabéns por divulgar esse material tão precioso, que esclarece pode esclarecer muitas coisas na vida de quem o estuda.
Obrigado!
Henrique B.